quarta-feira, 5 de junho de 2013

REINO PROTISTA


O reino protista é composto por indivíduos eucariontes (que tem um núcleo delimitado) unicelulares ou pluricelulares, sem tecidos e que podem viver isolados ou em colônias. Fazem parte deste reino os protozoários e as algas. 

Os protozoários são seres unicelulares que podem viver isoladamente ou em colônias, habitam os mais variados ambientes e podem ser móveis ou não. Protozoários são heterotróficos, se reproduzem assexuada ou sexuadamente e alguns possuem dois núcleos, chamados de Macronúcleo e Micronúcleo.
  • MACRONÚCLEO: Controla o metabolismo celular do protozoário.
  • MICRONÚCLEO: Está relacionado à conjugação, uma forma de reprodução sexuada.
Protozoários são classificados quanto a sua estrutura locomotora, são elas:
  • FLAGELADOS: São protozoários que possuem flagelos (semelhantes a uma cauda) para locomoção, como por exemplo a Giardia ou Trypanosoma.
  • SARCODINOS: Indivíduos que podem criar "falsos pés" a partir da membrana, os pseudópodes. Um exemplo deste é a Ameba. 
  • ESPOROZOÁRIOS: Não possuem estruturas locomotoras.
  • CILIADOS: Seres que possuem cílios que possibilitam a locomoção, como Paramecium e Vorticella.
Formas de reprodução dos protozoários:
  • CISSIPARIDADE (assexuada): Consiste na divisão, por mitose, em duas novas células filhas. É uma reprodução assexuada.
  • CONJUGAÇÃO (sexuada): A reprodução por conjunção ocorre entre duas células que transmitem, de uma para a outra, o material genético através de uma passagem citoplasmática. Acontece nos ciliados.
  • FECUNDAÇÃO (sexuada): Entre os protozoários, mesmo que unicelulares, é possível a formação de gametas, que sem fundem, originando o ovo ou zigoto. Tipicamente ocorre no Plasmodium da Malária. 

As algas podem ser uni ou pluricelulares, sendo todas autotróficas. Possuem vários tipos de pigmentação e parede celular também variada. Existem algas microscópicas, mas também exemplares grandes, as quais tem o corpo chamado de talo. As algas eram inclusas, erroneamente, no reino Plantae, mas por não possuírem uma estrutura tão complexas como a das plantas foi excluída do reino. 

As algas tem grande importância em nossas vidas, além de serem responsáveis por cerca de 90% da produção de oxigênio no planeta Terra também são usadas por nós de outras formas, como por exemplo o ágar, que pode ser usado em alimentos ou na cultura de microrganismos. Além dele o algimato é empregado na fabricação de cosméticos, de sorvetes e massas de modelagem de odontologia.

Porém, se há alguma anomalia no ecossistema, como poluição das águas, pode ocorrer a ploriferação intensa das platônicas marinhas que liberam na água uma potente toxina, a chamada Maré Vermelha. A toxina, em grande concentração, provoca a morte de numerosos organismos, inclusive de peixes e até seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário