A Doença de Chagas é um doença bastante conhecida que é causada por um protozoário, o agente etiológico da ordem Kinetoplastida, da família Trypanosomatidae, denominado Trypanosoma cruzi. oprotozoário tem como hospedeiros homens e animais, vive nos sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.
O agente transmissor da doença de Chagas é o barbeiro (contaminado), que transmite a doença ao defecar na pele de um indivíduo. Além de ser transmitida por alimentos não pasteurisados, se estes contiverem o protozoário sobre a casca, por exemplo, e por relação sexual.
O CICLO:
O barbeiro fêmea precisa de sangue para que possa se reproduzir e, em função disso, pica pessoas e animais. ao picar uma pessoa ou animal infectado o barbeiro contrai o parasita que se aloja em seu intestino, onde se reproduz. Ao picar alguém o barbeiro defeca na pele da pessoa e, em suas fezes,há o parasita, o qual infecta a pessoa quando a mesma se coça no local. O parasita Trypanosoma cruzi invade primeiro o tecido epitelial e em seguida a circulação sanguínea. Na fase assintomática da doença o parasita se concentra nas fibras musculares.
SINTOMAS:
Os sintomas variam quanto a fase da doença e começam a surgir 4 a 6 dias depois da contaminação:
►FASE AGUDA: Febre, mal-estar, falta de apetite, edemas nas palpebras ou em outras partes do corpo, enfartamento de gânglios, aumento do baço e do fígado e distúrbios cardíacos.
►FASE CRÔNICA: Nessa fase o paciente pode passar um longo período sem manifestar sintomas. Em outros casos, a doença prossegue ativamente, podendo comprometer muitos setores do organismo, salientando-se o coração e o aparelho digestivo.
PREVENÇÃO:
As medidas preventivas baseiam-se basicamente no controle do barbeiro, impedindo sua ploriferação. Tais como:
►Não deixar paredes sem reboco, com rachaduras ou frestas;
►Usar telas em portas e janelas;
►Impedir a permanência de animais no interior da casa;
►Evitar montes de lenha ou entulhos;
►Manter limpeza periódica da casa e seus arredores.