Pelo mundo encontramos diversos climas, cada uma com suas próprias condições e para cada clima há uma vegetação, ou um bioma, adaptado a ele, veja os principais Biomas Mundiais:
♣ FLORESTA DE CONÍFERAS: Formação florestal típica da zona temperada também é conhecida como Taiga. Sua vegetação é bastante homogênea, na qual predominam pinheiros. É fonte de matéria prima para a indústrias madeireiras, de papel e celulose. Encontrada no Canadá, Noruega, Suécia, Filândia e Rússia.
♣ FLORESTA TEMPERADA: Típica da zona climática temperada. Dominava extensas porções da Europa Centro-Ocidental, mas ainda ocorre na Ásia, América do Norte, América do Sul e Austrália. O que restou dessa floresta caducifólia foram espécies como abetos, faias, carvalho etc.
♣ FLORESTA TROPICAL: Também chamada de Floresta Equatorial é uma formação vegetal higrófila e latifoliada, extremamente heterogênia, típica de climas quentes e úmidos. Surge na América, na Africa e na Ásia. É a formação mais rica em espécies do planeta onde podemos encontrar árvores de grande e médio porte.
♣ FORMAÇÕES DESÉRTICAS: Adaptadas à escassez de água é uma vegetação típica do clima árido e semi-árido, onde suas plantas são xerófilas se destacando entre elas as cactáceas. São encontradas nos desertor, em todos os continentes com exceção da Europa.
♣ TUNDRA: É uma vegetação rasteira encontrada em regiões polares e de ciclo de vida extremamente curto, desenvolvendo-se apenas durante 3 meses no período de degelo. Espécias encontradas nessas regiões são os musgos e líquens.
♣ PRADARIA: Formação herbácea, praticamente constituída por capim aparece em regiões de clima temperado seu solo é rico em matéria orgânica e é na pradaria que se encontra um dos solos mais férteis do mundo (Rússia e Ucrânia).
♣ ESTEPES: Parecida com a pradaria porém esta circunda regiões desérticas como uma vegetação de transição tanto climática quanto vegetativa.
♣ SAVANA: Vegetação complexa que alterna entre o úmido e o seco, apresenta estrato arbóreo (árvores), arbustivo (arbustos) e herbáceo (gramíneas, capim). Ocorre na África em na região central do Brasil, onde é conhecido como cerrado. Sua vegetação nas gramíneas implica em troncos retorcidos com cascas grossas e raízes profundas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário