quarta-feira, 19 de setembro de 2012

ÉMILE DURKHEIM E OS FATOS SOCIAS

Émile Durkheim pode ser considerado o pai adotivo da sociologia. Além disso, podemos lembrar dele por ter criado os Fatos Sociais. Mas aí você se pergunta...wtf? Bem, eu explico da minha forma!

Seguinte, Durkheim pretendia fazer da sociologia uma ciência exata, digamos assim. Uma ciência racional, com fatos, como a física e a química. Mas a questão era: Como eu vou fazer isso se a sociedade está sempre mudando? - Porque vamos combinar, nós mudamos nossos costumes de um dia pro outro, então fica difícil passar para o papel uma coisa mais objetiva sobre a sociedade. Um exemplo mais moderno e comum de hoje são as gírias, num dia nós falamos uma coisa e no outro mês aquela gíria lá já muda de sentido ou fica ultrapassada. Não que Durkheim estivesse focando em gírias, é um exemplo pra mostrar que não paramos quietos.

Enfim, voltemos ao assunto. Emile (que antes que pense, é um homem) tentou resolver esse problema tratando o comportamento da sociedade como uma coisa. Mas...Como assim uma coisa? Meio vago, né? Ele transformou em algo objetivo, que pode ser explicado, deixando de lado as influências dos sentimentos e pensamentos por exemplo.  Os fatos sociais são para ele "maneiras coletivas de agir ou pensa". Mas tem um ponto aí...Não confunda fato social com fato biológico. 

Por exemplo:

Comer. Comer em si (no bom sentido, nhoc nhoc, mastigar e talz) é um fato biológico. Todos nós comemos, temos necessidade. Porém, o lugar e a hora que nós comemos pode vir a ser um fato social. Você não comer no banheiro, vai? Comer na cozinha e nas horas certas (como meio-dia por exemplo) são coisas "determinadas" pela sociedade. Mesmo que não sejam determinadas ou que ninguém te obrigue você acaba seguindo aquele costume. 

Essa é a minha visão dos fatos sociais :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário